Existe uma citação da qual eu gosto muito:
“O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.”
Wiston Churchill. Um sujeito que, depois de foder com a economia da Grã Bretanha, tomar decisões militares questionáveis, conseguiu se tornar Primeiro-Ministro britânico em um momento em que isso era uma péssima ideia, e depois de passar alguns anos soltando uma frase incrível dessas por semana, impulsionou a Inglaterra a atravessar toda a Segunda Guerra Mundial com a cabeça erguida. Graças a isso tudo, ele teve mais uma frase que eu adoro:
“O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo.”

Pode parecer besta estar aqui citando uma figura histórica duas vezes, talvez meio exagerado. Mas é pra explicar para vocês as novidades que vão vir aqui no nosso (isso inclui vocês leitores) novo blog.

Eu e o Lucas começamos essa brincadeira a quase um ano. Quinze de Julho de 2011. E aqui estamos nós, cinquenta e oito textos publicados depois, sendo ambiciosos. Vendo oportunidades nas nossas dificuldades. E é por isso que estamos mudando para melhor, para o wordpress, que nos dá mais ferramentas e mais facilidade. O blogspot era bom, sim, mas nos limitava.

Sendo assim, mudamos também de nome. Meu Patrocinador era uma homenagem, e não condiz mais com a nossa nova fase. Agora, teremos mais dimensões por aqui. Será uma loucura, mas com medidas controladas de caos. E assim sendo, o nome é uma homenagem ao grupo de comédia mais louco que já houve, o Monty Python, e seu melhor filme:

Não mais os cavaleiros que dizem Ni.

Não é segredo pra ninguém que queremos ser escritores. Mas resolvemos ir mais longe que isso. Vamos usar essa plataforma aqui para mais do que mostrar para vocês o nosso trabalho. Vamos usá-la para que as pessoas possam conhecer outros trabalhos, dos quais gostamos muito, sempre tentando trazer entretenimento e cultura pra vocês.

Alguns de vocês são nossos visitantes regulares e estão se mudando conosco. Alguns desses visitantes já se tornaram parte da coisa toda, ajudando-nos a escrever e a progredir. Agradecemos plenamente essas pessoas.

E alguns de vocês serão novos leitores, nos conhecendo só agora. Maravilhoso. Queremos incluir vocês nessa brincadeira boba de escrever que tanto nos diverte. Sejam bem vindos, e tragam amigos também.

Mas o que nós estamos oferecendo a vocês? O que significa essa “expansão” que estamos nos comprometendo a fazer?

Bem simples. Vamos ter textos TODOS os dias da semana a partir de agora. Você entendeu bem, nos comprometemos a ter conteúdo novo todos os dias a partir de agora. Começando por amanhã.

Todas as terças feiras, vocês vão poder se deleitar com um maravilho texto meu. (Como eu sou arrogante, não?) Sim, terça é o dia de ler algum dos meus textos sobre amor, ciência, magia, mistério, crimes. Eu vou estar sempre contando uma história aqui.

Quarta é dia de internet (duh). Começando comigo, vamos revezar para apresentar a vocês o que de mais interessante está acontecendo com essa maluquice que junta os computadores pelo mundo.

Na quinta, vamos ter os textos do Rueles. Vocês que já acompanhavam o blog antigo vão continuar acompanhando a evolução dele. Se eu já me sentia um pouco pra trás dele antes, imaginem como eu me sinto agora, que ele começou a avançar em textos menos sentimentais e se soltou para as possibilidades da comédia e do suspense?

A sexta feira é o dia do filme. Começando por mim também, mas também revezando, vamos apresentar aqui o que mais nos chama a atenção no mundo da sétima arte. Não vai ser aqui que vocês vão ver duas pessoas que entendem do assunto falando sobre isso, mas somos muito interessados e vamos mostrar pra vocês como TODOS os filmes podem servir para algo mais do que duas horas de diversão.

No sábado, é dia de se soltar. Apresentaremos quadrinhos, culinária (de pobre?), obras de arte, e até aquele celular dos nossos sonhos. O Lucas vai começar a brincadeira, e na outra semana serei eu, e assim sucessivamente.

No domingo, teremos colunas de pessoas que estarão aqui conosco para somar, colocar idéias diferentes e colorir o caminho que seguimos. Também será no domingo que futuramente vamos estar apresentando, regularmente, o nosso podcast, o Eeekast.

E na segunda, dia que eu estou ocupando hoje com esse texto de apresentação, será o dia de falar de livros. Eu e o Rueles devemos ter lido centenas ao longo da nossa curta jornada até aqui, e sempre estaremos lendo mais. E vamos dividir com vocês aqueles que nos agradarem mais, começando por ele.

É só isso? Não. Além disso tudo, vamos sempre tentar acrescentar coisas novas, somar conteúdo, aproveitar as coisas que virmos por aí e gostarmos, e sempre tentando evoluir para trazer o melhor que pudermos até vocês. Eu também tomei para mim a tarefa de passar para cá os textos do antigo blog, sempre com uma tradução para inglês, que também será meu encargo. Descobrimos recentemente que temos vários leitores de fora do país, e achamos que seria legal que essas pessoas pudessem mostrar nossos textos para seus amigos que não poderiam ter acesso a eles em português.

E faremos tudo isso com a ajuda de algumas das pessoas mais incríveis que eu tive o prazer de conhecer:

O Alan é uma das pessoas mais criativas que eu conheci pessoalmente na minha vida, e também é uma das poucas que eu chamo de artista. Mesmo cursando de jornalismo, ele não esconde que o que ele gosta mesmo é desenhar, e faz isso muito bem. Ele vai estar aqui como contraponto à maluquice sem controle que eu e o Rueles temos, e vai ter uma das colunas de domingo, chamada Não Sou Jornalista.

Outra pessoa com coluna dominical por aqui vai ser a Tammy. Ela já tem nos ajudado como uma espécie de editora informal, e vai ser a voz feminina da brincadeira toda com a coluna dela, Fragmentos. Ela é programadora, e vai nos ajudar nos podcasts sempre, com enfase na parte da tecnologia. Não tem muito como descrever a Tammy, mas além de excelente amiga, ela é uma pessoa cheia de coisas pra dizer. E vale a pena prestar atenção.

O André é o nosso sidekick com óculos aqui. Além de ter como hobbie traduzir quadrinhos da DC, ele também estuda pra ser tradutor profissional. Vai ajudar aqui a mostrar quão incrível é o mundo dos quadrinhos, e sempre poderemos contar com ele para falar de filmes e música também.

O Tales é meu irmão de sangue, mas não está aqui só por causa disso. Ele tem muito a dizer sobre cinema, a grande paixão dele, e sobre esportes (nas raras oportunidades em que falaremos sobre o assunto). Assim sendo, podem contar com um adolescente fazendo muito crítico metido a besta por aí se sentir humilhado.

Além disso, temos outras pessoas que vão trabalhar conosco. Aos poucos, vamos apresentá-las, mostrar mais do trabalho delas, e elas só vão contribuir para que o nosso melhore.

Espero que vocês estejam com um terço da empolgação que eu estou para isso tudo. Se estiverem, prometo corresponder. Se não estiverem, o que é mais compreensível, não desistam ainda dessa maluquice. Como disse o Churchill lá em cima, é fracassando que se atinge o sucesso.

Rafa Marx.

